Universidade cria software gratuito para a irrigação

Um novo software, criado pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista, promete calcular a evapotranspiração das culturas, sendo que ele estima a perda de água do solo por evaporação e da planta por transpiração, de maneira fácil e rápida. O software é gratuito e foi batizado de Smai.

O Smai pode ser usado para qualquer cultura e em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Bastando apenas inserir os dados climáticos e ele calcula a evapotranspiração de referência e da cultura. Ainda é capaz de apresentar a taxa dos dois tipos de evapotranspiração: a de referência, um índice calculado com base em uma cultura hipotética, que cobre todo o solo, como a grama; e a de cultura, uma conta feita para uma espécie vegetal específica. Para isso, o sistema usa a equação de Penman-Monteith, mesma fórmula empregada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU).

O software é resultado do projeto "Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra", financiado pela FAPESP e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).  Seu desenvolvimento durou dez meses e entre os principais benefícios está a capacidade de estimar rápida e facilmente a evapotranspiração, ou seja, a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração.

 

Fonte: Portal dia de campo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Professor fala sobre benefícios da integração Lavoura-pecuária e do plantio direto As vantagens de se cultivar o milho hidropônico

Programa de Recuperação de Pastagens    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.