Conheça algumas fontes alternativas de combustível

O Biocombustível é um combustível de origem não fóssil, produzido a partir de uma ou mais plantas, possuindo a vantagem de ser menos poluente que  os de origem fóssil. Isso acontece devido a seu processo de produção, que tende a ser mais limpo que os derivados do petróleo.

O biodiesel é fabricado a partir de óleos de plantas, e possui algumas vantagens em relação ao petróleo, podem contribuir ainda mais para o crescimento no setor primário de produção (agricultura), pois é um recurso renovável e além disso, diminui a dependência energética em relação aos combustíveis tradicionais.

Dentre as varias matérias primas das quais se podem retirar bicombustíveis, algumas obtém destaque como: a soja, o girassol, mamona, dendê, pinhão manso, amendoim e o algodão. Mesmo com o aumento das fontes na produção do óleo, a soja é a que mais se destaca, segundo o boletim mensal da ANP, atualmente 70% do biodiesel brasileiro usa a soja como matéria-prima. Porém com o aumento da diversificação da produção do biodiesel a soja vem perdendo espaço no mercado dos bicombustíveis. A redução do percentual de soja utilizada soou positivamente para o setor, já que esta era uma das ações esperadas pelo Governo Federal para avançar com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

A produção de biocombustíveis é um setor que possui grande capacidade de crescimento em nosso país com destaque para o biodiesel que teve um aumento estipulado pelo governo Federal no percentual adicionado ao óleo diesel fóssil, passando para 7% este ano, 10% em 2014 e 20% em 2020.

Contudo, em um momento de discussão de aquecimento global, os biocombustíveis surgem como umas das fontes alternativas mais viáveis que o petróleo, porém será necessário investir em pesquisas cientificas para que possamos desenvolver cada vez mais esta "solução" energética.

 

 

Por: Warley

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

        Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Aumente seus lucros com a produção intensiva de bovinos leiteiros a pasto frango atinge novo recorde em 2012 Novas variedades de guaraná são lançadas pela EMBRAPA      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu e-mail: 

Biotecnologia

Floresta e Meio Ambiente

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.