Entenda como é feito o plantio direto

Plantio direto é uma técnica de plantio conservacionista que traz grandes vantagens ao meio ambiente e visa o não revolvimento do solo, onde consequentemente procura-se manter o solo recoberto com a palhada já existente no local.

Esta cobertura tem como finalidade proteger o solo contra alguns empecilhos resultantes da natureza ou do ser humano, como mau uso do solo resultando em uma compactação, impacto das gotas das chuvas, do escorrimento superficial e das erosões hídricas e eólicas.

Um sistema de plantio direto tem como princípios os seguintes fundamentos:

. Eliminação/redução das operações de preparo do solo. Deixando-se assim toda matéria seca proveniente da palhada, reduzindo drasticamente a erosão.

.Uso de herbicidas para controle de plantas invasoras substituindo o uso de energia mecânica para preparo do solo.

.Manutenção de cobertura morta .fornece proteção contra erosão, mantém a umidade do solo, reduz a evaporação e principalmente mantém a  matéria orgânica no solo que permite uma  constante atividade dos microrganismos biológicos.

.Rotação de culturas,

. Eliminação, antes da implantação, de compactação ou de camadas adensadas. A presença de camadas compactadas no solo, geralmente resultantes do uso inadequado de arados ou grade aradoras, sucessivamente, sempre a uma mesma profundidade, causa uma série de problemas: redução da infiltração de água no solo, favorecendo o escorrimento superficial de água e sedimentos e a erosão; concentração do sistema radicular nas camadas superficiais do solo, reduzindo o volume de solo explorado pelas raízes,

Seguindo uma cronograma correto desde á hora do plantio ate a hora da colheita o sistema de plantio direto é um excelente aliado do produtor ,pois, ajuda na conservação do solo e da uma rentabilidade muito maior para o produtor.porem se não for adotado um cronograma correto com uma boa mecanização e uma rotação de cultura, este sistema pode ser um transtorno para alguns produtores.

Dentre umas das frustrações encontradas pelos produtores, destaca-se a compactação do solo em superfície, decorrente da ausência do revolvimento do mesmo ,e da ocorrência sistemática de trafego de maquinas e implementos acarretando numa mau infiltração de água no solo e uma baixa aeração.segundo Lal ET AL. (1989),a compactação em sistemas de baixo revolvimento do solo pode acarretar possíveis reduções na produtividade da lavoura.

Com o sistema de plantio direto observa-se um maior crescimento de raízes em relação ao cultivo convencional, e principalmente uma maior produção, e quanto maior o tempo de cultivo com esse sistema integrado a uma rotação de cultura observa-se uma melhor distribuição de raízes e conseqüentemente uma maior aeração neste e uma maior descompactação.

O plantio direto traz diversos benefícios para o produtor como diminuição dos custos de produção e principalmente diminuição do  impacto ambiental decorrente de um mau uso dos solos,por isto é sistema que esta sendo adotado desde a década de 90 e que cada vez mais os produtores estão se conscientizando que este é o  melhor sistema para formação de suas lavouras.

 

Por: Warley Fialho Silva dos Reis Revista Agropecuária    

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Conheça algumas fontes alternativas de combustível

frango atinge novo recorde em 2012

Novas variedades de guaraná são lançadas pela EMBRAPA          

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu e-mail:

Agricultura

Milho

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.