Chuva beneficia pastagens para o gado no Rio Grande do Sul

A chuva forte das últimas horas foi uma boa notícia para produtores dos vales do Rio Pardo e Taquari e centro do Rio Grande do Sul. A umidade maior do solo deve possibilitar, principalmente, a recuperação de pastagens para o gado. No entanto, o problema da falta de chuva para o cultivo do trigo, que se concentra na região Noroeste, persiste.

Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, devido à forte quebra nas lavouras de milho, muitos produtores estão colocando os animais para pastarem sobre as lavouras. Nesses casos, as produções, principalmente de leite, estão boas, uma vez que as vacas estão sendo muito bem alimentadas

Para essa semana, são esperadas boas pancadas de chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, além de chuvas em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e região leste da Bahia e em boa parte das regiões norte e nordeste, o que manterá, dessa forma, os bons níveis de água no solo, dando suporte ao desenvolvimento das pastagens e com isso à alimentação dos rebanhos.

No ano passado, nesta mesma época, entre 10% e 15% do trigo da região já estava na terra. Este ano, não temos números oficiais ainda, mas a estimativa que temos é de que o índice, no máximo chegue a 2%. O solo está muito seco para o cultivo e esta chuva não é suficiente - explica Ênio Coelho, técnico agrícola da Emater.

 

 

 

Fonte: Suinos

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Mercado do couro no Brasil Dilma veta 12 artigos e faz 32 modificações no novo código florestal Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

 

Notícias

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.