Por que o milho é uma das gramíneas mais cultivadas?

O milho é uma das gramíneas mais cultivadas, porque produz grãos de elevado valor nutritivo, por isso, além de muito empregado na alimentação humana é também muito utilizado na alimentação dos animais. Como integrante das rações balanceadas, é um dos elementos mais importantes na produção de carne, leite, ovos, além de outros alimentos de origem animal.

Proveniente da América Latina, essa gramínea é monóico, porque possui as flores dos dois sexos na mesma planta. Os estigmas das espigas femininas são muito compridos, parecendo fios de cabelos. Os grãos de milho ficam juntos, uns aos lados dos outros, recobrindo a sua espiga.

Na alimentação de qualquer tipo de animal, o milho pode ser dado ainda nas espigas ou puro, debulhado, em grãos inteiros, triturado ou moído, como farelo ou farinha, ou então, como componente de rações.

O plantio do milho deve ser feito em solos bem drenados, para evitar que fique encharcado ou com poças d"água, o que prejudicaria sua cultura. Além disso, os terrenos destinados ao seu cultivo devem ser férteis ou então bem adubados com 20 toneladas por hectare de estercos ou compostos orgânicos bem preparados.

Em caso de solo muito ácido, deve ser feita a sua correção com o emprego de cal espalhado por toda a superfície. O terreno para sua plantação deve ser o mais plano ou menos acidentado possível, para evitar enxurradas e para facilitar todos os trabalhos, inclusive o acesso à lavoura.  Mas quando o terreno for declinado, o plantio deve ser feito em curva de nível, a fim de evitar enxurradas, que podem destruir toda a plantação, e permitir que a água da chuva penetre com facilidade no solo e para proporcionar benefícios para a cultura do milho.

A época para o plantio dessa gramínea começa, normalmente, com a chegada da estação das chuvas, a qual varia de acordo com a região do país. Os melhores períodos para o plantio do milho são: de setembro a novembro, no sul e da segunda quinzena de agosto até o fim de outubro, no norte. No entanto, esses períodos variam, de acordo com o início das chuvas. Para o maior aproveitamento do terreno, pode-se realizar uma rotação de culturas, utilizando o feijão e outra cultura.

O milho deve ser plantado em linhas ou sulcos distanciados 1 m um dos outros, nos quais é colocada uma semente de 20 em 20 cm. Ela deve ser coberta por uma camada de 5 cm de terra ou em covas separadas 1 m umas das outras. Além disso, deve-se preparar o solo fazendo uma aração com 20 cm de profundidade e depois, uma boa gradeação, para quebrar os torrões e nivelar o solo, deixando-o pronto para o plantio.

O plantio pode ser manual, com enxadas ou plantadeiras.  A plantação deve ser mantida sempre limpa, livre do mato e de ervas daninhas. A colheita só deve ser feita quando o milho estiver com os grãos bem secos, o que pode ser comprovado apertando um grão com a unha: se ele não ficar marcado é porque já está pronto e pode ser colhido.

Para prevenir ou evitar as doenças dos milhos, deve-se: Fazer rotação de culturas; Adubar bem a terra; Usar apenas sementes selecionadas; Plantar na época certa; Enterrar ou levar para fazer composto orgânico, todos os detritos e sobras da plantação anterior.

Depois de colhido, o milho deve ser conservado nas espigas, em paióis ou em outros depósitos, desde que limpos, arejados, ventilados, secos e protegidos de pragas, principalmente dos carunchos, das traças e dos ratos que, não só comem o milho, mas o destroem e nele urinam, inutilizando-o para o consumo.  Dessa forma, todas as precauções devem ser tomadas para evitar tais prejuízos.

 

Fonte: Rural News

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Importantes particularidades do rebanho ovino

Importância do Casqueamento Bovinos Fatores no Manejo de Bovinos de Corte que influenciam na quantidade e qualidade da produção        

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Curiosidades

Milho

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.