Zoneamento agrícola da safra de milho indica os municípios aptos para tal cultura

O governo federal divulgou, nesta segunda-feira, dia 18 de junho, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o qual publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desse dia, zoneamento agrícola da safra de milho 2012/2013 para 17 estados e Distrito Federal. As portarias indicam os municípios com solos e condições climáticas mais apropriadas para o cultivo do grão em todo o País neste período.

A partir de estudo climático, indica-se que os fatores mais importantes para a produção do milho são a disponibilidade de água, o controle da radiação solar e a eficiência no desenvolvimento dos grãos. Para a obtenção de boa produtividade, a cultura necessita de precipitação pluvial acima de 500 mm durante o ciclo; temperatura média diária acima de 19ºC e temperatura média noturna entre 12,8ºC e 25ºC.

O produtor, que possui cultivos não irrigados, deve observar a distribuição das chuvas na região na época de semeadura. Os solos mais arenosos, pouco profundos ou com baixo teor de matéria orgânica, geralmente apresentam menor capacidade de fornecimento de água para as plantas. A fase mais crítica para a cultura, em relação ao déficit hídrico, é a fase em que os grãos estão em processo de enchimento.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Mapa, o Paraná se destacou no cultivou de milho durante a safra de verão 2011/2012, com uma área de 968,4 mil hectares plantada e a colheita de 6.573,5 milhões de toneladas.

De acordo com o levantamento da Conab, o Estado de Goiás é outro grande produtor, com uma área de 547,3 mil hectares de milho Zea Mays L. e produção de 4.378,4 milhões de toneladas. Além de Goiás, São Paulo, que colheu 3518,1 milhões de toneladas até junho de 2012, também apresenta produção significativa.

 

    Fonte: Rural Br Adaptação: Revista Agropecuária      

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Baixo PIB pode reduzir a taxa de juro de longo prazo, para agricultor Saiba o que é preciso para fazer parte da Agricultura Familiar Diferenças entre as raças Gir e Guzerá: qual tem mais facilidade para engorda      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

 

Digite seu e-mail: 

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.