A cana-de-açúcar é uma alternativa para a alimentação de cabras em época de escassez de silagem de milho

Um estudo da Unesp de Botucatu mostrou que a cana-de-açúcar in natura pode ser uma alternativa mais barata, para alimentação de cabras leiteiras em períodos de escassez de alimento, em substituição à silagem de milho. Este estudo contou com a colaboração de Câmpus de Jaboticabal, de autoria do pesquisador Gil Ignácio Lara Canizares, que testou a dieta em animais da fazenda experimental de Botucatu e em diferentes proporções - 100% silagem de milho no volumoso; 33% de cana e 67% de silagem; 67% de cana e 33% de silagem; e 100% de cana-de-açúcar.

Foi constatado no estudo que nos quatro casos, não houve variação na produção de leite das cabras, que mantiveram uma produção diária de 1,7 litros por cabeça. "Foi uma sugestão como uma substituição parcial no volumoso da silagem de milho, que muitas vezes fica inviável economicamente para o produtor. A cana pode ser substituída em pequenas quantidades para nutrição de cabras que não têm alta produção, em épocas críticas de produção de alimento", afirma Canizares.

Apesar de possui um alto valor energético e ser fácil para obter o produto em algumas regiões, a cana apresenta algumas características que devem ser levadas em consideração pelo produtor na hora de substituir a alimentação do rebanho. Canizeres explica que: "Uma das coisas que dificulta o uso da cana-de-açúcar para alimentação das cabras leiteiras é o seu alto teor de fibras. A cana-de-açúcar tem um potencial de digestão de cerca de 50%, enquanto a silagem de milho tem entre 65% a 70%". Ele acrescenta que além do alto teor de fibras, outra desvantagem da cana é o seu baixo teor de proteínas. "Por isso, uma ideia é diluir um pouco de uréia como parte do concentrado para formar parte da dieta", orienta.

A Embrapa Caprinos e Ovinos também vai começar, ainda este ano, um estudo com a utilização da cana-de-açúcar para a alimentação de cabras leiteiras de baixa produção como alternativa mais econômica. "A gente sabe que a cana é um alimento energético, rica em carboidratos solúveis, mas, ao mesmo tempo, tem um teor de fibra alto, o que compromete um pouco a ingestão. Então vale a pena a gente pensar em trabalhar por conta desse aspecto positivo (alimento energético) em fornecer a cana para os animais", afirma o pesquisador da instituição, Marcos Cláudio Pinheiro.

De acordo com o pesquisador, a importância de analisar o potencial da cana-de-açúcar como alternativa está relacionada ao sistema agroindustrial do país na região onde naturalmente há uma produção de cana."Toda vez que você trabalha com alimentos alternativos, a ideia é saber o valor nutritivo e a disponibilidade regional, porque é isso que vai fazer com que alguém tome a decisão de substituir um alimento tradicional por um alternativo".

Ele ainda ressalta que é possível verificar, no site da Embrapa, outras alternativas de alimentação para caprinos e ovinos com estudos já realizados pela empresa com subprodutos de frutas como o maracujá, abacaxi, acerola e algumas plantas forrageiras.  "Cada tipo de subproduto tem uma caracterização própria para o produtor".

O produtor pode acessar o site da Embrapa Caprinos e conferir as pesquisas realizadas com cada produto e, a partir daí, tomar uma decisão com o que ele espera substituir,enfatiza Pinheiro.

Fonte: Accoba

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Ovinos

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Tendência do mercado do boi gordo é continuar caindo Porque fazer o exame andrológico em bovinos? Pastos degradados preocupam produtores bovinos        

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Notícias

Ovinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.