Desaceleração de preços dos grãos provoca redução da inflação das matérias-primas brutas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), informou nesta quinta-feira (27/9) que a desaceleração de preços dos grãos provocou a redução da inflação das matérias-primas brutas dentro do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) de setembro, que variou 1,25%, ante 1,99% em agosto. Os principais itens responsáveis pelo resultado do indicador neste mês foram milho (de 20,33% para 0,11%), soja (de 10,72% para 4,70%) e café (de 4,23% para -3,65%).

Por outro lado, ainda no estágio inicial da produção, a FGV registrou aceleração de preços em bovinos (de -1,20% para 2,79%), arroz em casca (de 6,35% para 13,56%) e algodão em caroço (de 2,15% para 6,29%). O Índice Geral de Preços - Mercado (IGPM) de setembro teve alta de 0,97%, sobre variação de 1,43% registrada no mês anterior.

Os alimentos processados apareceram como maior fator de pressão de alta da inflação. O índice relativo aos bens finais variou 0,99% em setembro ante 0,71% observado em agosto.

Ao excluir os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de Bens Finais (ex) registrou variação de 1,17% em setembro, ante 0,75% em agosto. Entre os bens intermediários, a alta em setembro foi de 0,90%, uma aceleração em relação ao número de 0,83% observado em agosto.

O índice de Bens Intermediários (ex), calculado após a exclusão do subgrupo combustível e lubrificante para a produção, variou 0,91%, ante 0,54% em agosto. A principal influência ficou com o subgrupo materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa de variação pulou de 0,59% para 1,04% no período.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistema Barreirão)

 

 

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil          

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.