Projeto de Lei busca dar direito ao trabalhador rural aposentadoria com benefício superior ao salário mínimo

Com o objetivo de aprimorar a legislação previdenciária em benefício do trabalhador rural, assegurando outras opções de aposentadoria que garantam uma renda maior, o deputado Giovani Cherini (PDT-RS) criou o Projeto de Lei 2540/11 que confere ao trabalhador rural o direito de optar por uma contribuição maior para se aposentar com benefício superior ao salário mínimo.

A medida beneficiará os contribuintes individuais que explorem atividade agropecuária e trabalhadores rurais eventuais, avulsos ou segurados especiais, de acordo com as regras estabelecidas pela lei 8213/91.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado na Câmara pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para efeito do cálculo do salário de benefício, com a mudança, os trabalhadores rurais poderão contribuir com 1% sobre a média da produção agrícola anual, até o limite do máximo do salário de contribuição. Com isso, a aposentadoria do trabalhador rural poderá chegar até o teto do regime geral da Previdência Social.

Em relação à aposentadoria por idade o cálculo da renda mensal do benefício será calculado de acordo com a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Como melhorar o Manejo reprodutivo de ovinos Condição atual da doença da vaca louca no Brasil deverá garantir novos mercados Controle Biológico e prático de insetos do maracujazeiro

 

Economia Rural

Notícias

Políticas Rurais

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.