Chegada da chuva traz alívio para produtores de café

O clima seco e quente, que predominou entre dezembro e o início de janeiro, deixou os produtores de café receosos em relação ao "enchimento" dos grãos de arábica. Na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o retorno das chuvas começa a trazer alívio aos produtores. Nesta época, a atenção do setor está voltada para o desenvolvimento das lavouras, especialmente de arábica, e a umidade é fundamental para o crescimento dos grãos.

Os agentes consultados pelo Cepea acreditam que as plantas devem retomar a vitalidade e o desenvolvimento do grão deve voltar à normalidade nas próximas semanas.

O uso de irrigação nos cafezais de robusta do Espírito Santo aliviou a preocupação dos produtores, apesar de a região também ter sofrido com a seca durante a fase de granação, as lavouras não chegaram a ser tão prejudicadas.  Para melhorar o vigor das plantas os produtores aguardam que precipitações voltem a ocorrer no Estado.

Fonte: Agricultura Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura e irrigação - A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação Exame clínico em bovinos Feicorte NFT 2013

 

Agricultura

Café

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.