Excesso de chuva prejudica plantio do milho safrinha

A chuva que vem caindo em quase todas as regiões do país tem prejudicado a colheita da soja e consequentemente o plantio do milho safrinha. Estados do Sudeste e Centro-Oeste, área que abrange quase a totalidade de Mato Grosso, o centro e sul de Goiás, o leste e norte de Mato Grosso do Sul, o centro e norte de São Paulo e o oeste e sul de Minas Gerais, são os mais prejudicados.

No Rio Grande do Sul, pelo menos 15% das lavouras do milho verão, estão em fase de florescimento e 30% em fase de crescimento dos grãos e estes começam a sentir os efeitos da baixa disponibilidade hídrica. Os níveis de produtividade são bons, ficando acima da média. As perdas podem acontecer com o milho que irá ser colhido na quinzena de fevereiro em diante. Há registros de casos de perdas que chegam aos 8%. Perdas semelhantes vêm acontecendo no Paraná, em Santa Catarina e na Bahia. Já no Estado de São Paulo as condições são melhores já que foram registrados bons volumes de chuvas em janeiro.

Em outras regiões como em Mato Grosso e Goiás devido ao excesso de chuva não há possibilidade de colher a soja, atrasando o plantio do milho safrinha.

De acordo com as previsões de tempo haverá mais chuvas nas regiões do Centro-Oeste e Sudeste, impossibilitando o plantio do milho safrinha mas, a umidade do solo proverá um bom desenvolvimento das plantas. Contudo, o problema permanecerá no Rio Grande do Sul, chuvas não são prevista para a área.

Fonte: Agricultura Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura e irrigação - A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação Exame clínico em bovinos Feicorte NFT 2013    

 

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.