Produção de milho no sistema de plantio direto

curso-de-producao-de-milho-no-sistema-de-plantio-diretoO plantio direto compreende um conjunto de técnicas integradas de cultivo conservacionista, que visam melhoras as condições ambientais da água, do solo e do clima. Através dessa técnica é propendida a exploração consciente, a fim de exploras da melhor forma possível o potencial genético de produção das culturas estabelecidas.

Na técnica do plantio direto não há revolvimento do solo, e usa-se a rotação de culturas de cobertura para formação de palhada, associada ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.A cobertura do solo objetiva a sua proteção contra o impacto das chuvas, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.

No plantio direto a semente do milho é colocada diretamente nos sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato da semente com o solo. Essa cultura tem a vantagem,pois deixam uma grande quantidade de restos culturais que, uma vez bem manejados contribuem para reduzir a erosão e melhorar o solo. A sustentabilidade de um sistema de produção não está amparada exclusivamente em aspectos de conservação e preservação ambiental, mas também nos aspectos econômicos e comerciais.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

produção de milho

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.