A produção de batata no Sul de Minas Gerais desse ano está menor que a produção do ano passado, apesar da boa qualidade do alimento que está vistoso, grande e bonito.
A baixa produção se deve ao excesso de chuva durante a safra, já que a plantação de batata se desenvolve melhor em clima ameno. A neblina favoreceu o surgimento de fungos, mas nada que prejudicasse a qualidade final dos produtos.
A produção da safra de inferno do produto deve chegar 150 mil toneladas na Região, valor 10% menor se comparado à produção no mesmo período do ano passado. A saca do produto negociada a R$80,00 no em agosto, agora é vendida a R$50,00, quadro preocupante entre os produtores, que já pensam em conseguir sementes de qualidade para o próximo plantio.
Fonte: G1
Adaptação: Revista Agropecuária