Plantio da lavoura do milho deve ser planejado para o sucesso da produção

Plantio da lavoura do milho deve ser planejado para o sucesso da produçãoA produção de milho no Brasil vem passando por diversas transformações que comprovam a profissionalização dos produtores, que contam com o apoio de técnicos, consultores, extensionistas e entrada de informações.

O agronegócio brasileiro também conta com tecnologias ligas à cultura como: utilização de cultivares de alto potencial genético como híbridos simples e triplos e de cultivares transgênicas com resistência a lagartas;espaçamento reduzido associado à maior densidade de plantio, permitindo melhor controle de plantas daninhas, erosão, melhor aproveitamento da água, luz e nutrientes, além de permitir uma otimização das máquinas plantadoras; melhoria na qualidade das sementes que, associada ao tratamento dos grãos, especialmente o tratamento industrial, e a máquinas e equipamentos de melhor qualidade tem melhor seu potencial genético;controle químico de doenças em regiões com maior severidade e;correção do solo fundamentando-se em dados de análise e levando em consideração o sistema e não a cultura particularmente.

O milho no Brasil é produzido em duas épocas distintas caracterizando a primeira safra ou safra de verão e a segunda safra ou safrinha. A primeira safra é feita em todos os estados, durante o período chuvoso, já a segunda safra é feita geralmente de janeiro a março ou abril, é o milho plantado extemporaneamente.

O plantio da lavoura do milho deve ser planejado, determinando assim o sucesso da produção. Deve-seutilizar sementes de qualidade genética, fazer o bom preparo do solo, manter a fertilidade adequada, controlar pragas e plantas daninhas, fertilizar e irrigar a plantação, além de controlar a densidade do plantio.

Fonte: Sistemas de Produção

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto 

produção de milho

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.