A biodiversidade e sua importância

A biodiversidade é um elemento de destaque dentro da questão ambiental. A preservação da biodiversidade, ou seja, de espécies animais e vegetais, de fungos e microrganismos é a primeira condição que visa manter o meio ambiente sadio, uma vez que, todos os seres são interdependentes, participam de cadeias alimentares ou reprodutivas. A biodiversidade também é essencial para a biotecnologia.

O empobrecimento da diversidade biológica é perigoso para o sistema de vida como um todo. A criação de novas variedades feito a partir de cruzamentos ou manipulação genética produz plantas hibridas mais frágeis que as nativas e também mais suscetíveis a doenças ou ao ataque de predadores, assim passam a necessitar de maior proteção, e precisam de novo material genético para serem corrigidas e continuarem produzindo colheitas. Dessa forma, precisamos ter a maior diversidade possível de plantas selvagens ou nativas, pois elas que fornecem o material genético.

A biodiversidade é uma fonte potencial de imensas riquezas, por isso é preciso saber conservar e usar de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente e ajudando a todos que dela pode aproveitar.

 

Fonte: www.fontedosaber.com/geografia/a-degradacao-do-meio-ambiente.html

 

Projeto do Sistema de Irrigação por pivô central

 

Agricultura

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.