Doenças da Soja

Existem aproximadamente 40 tipos de doenças que atacam a soja, fato que vem limitando a produção e o lucro de produtores de várias regiões brasileiras, além de aumentar os custos para este controle.  A maioria dessas doenças são causas por fungos, bactérias e vírus já identificados e que vem contribuindo negativamente para perdas anuais na de 20% nas plantações. Entretanto, existem propriedades rurais que já registram perdas de todo o cultivo. 

A Ferrugem-asiática é um delas que tem comprometido por parte das culturas de soja em todo o mundo, além e várias outras, como a Mancha Olho-de-Rã, Mancha Parda ou Septoriose, Mancha Alvo, Podridão Radicular de Corynespora cassiicola, todas originárias de fungos.

Grande parte desta doença é transmitida por meio das sementes. Sendo assim, é preciso atuar na prevenção, sendo imprescindível o uso de sementes sadias ou que tenham passadas por tratamento.  Outra estratégia importante de manejo estaria em um programa de barreiras fitossanitárias, que impedem a proliferação de novas doenças em uma nova área.

É necessário ao produtor, portanto, buscar a ajuda de um profissional qualificado para a análise periódica de sua lavoura, a fim de identificar, no principio, o surgimento destes patógenos. 

 

Veja defensivos que podem ser utilizados no combate a essas doenças. Clique aqui.

Fonte: EMBRAPA

Agricultura

Áreas

Cursos

Mecanização

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.