Cooperativa usa resíduos de peixe para produzir biodiesel

Uma alternativa para a produção de biodiesel vem ganhando notoriedade no Ceará. É que a partir do beneficiamento das vísceras dos peixes, produtores de uma cooperativa de Jaguaretama, situada a 240 km de Fortaleza, estão gerando óleo de peixe.

O produto, vendido para a Usina da Petrobras em Quixadá, ao custo de 2,20 o litro, vem gerando renda extra para cerca de 40 piscicultores.

De acordo com a Cooperativa Curupati Peixes, são vendidos em média, durante três meses, mais de 15 mil litros de óleo do produto, gerado a partir do peixe tilápia.

Os piscicultores ganharam a oportunidade depois do reconhecimento do Governo Federal, que forneceu a entidade o Selo Combustível Social, do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Atualmente, a cooperativa beneficia o produto em caldeiras, de forma manual e bastante arcaica. Porém, para contribuir com o programa, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vem estudando a criação de uma plataforma de processamento capaz de beneficiar 120 kg de vísceras por hora e ajudar a cooperativa na produção.

Fonte: Revista Globo Rural

Notícias

Piscicultura

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.