Pequenos produtores gaúchos se destacam na agroindustrialização

Um pequeno produtor familiar do Rio Grande do Sul vem demonstrando a sua força em prol da economia do Estado.  Ao todo, eles representam 86% dos estabelecimentos rurais do Estado, totalizando mais de 378 mil produtores.

Apesar de estarem à frente de fábricas de pequeno porte, em conjunto eles estão envolvidos no mercado da agroindustrialização, através de produções que beiram quase os 100% de contribuição para o mercado consumidor local, como café, laticínios, mandioca, leite, dentre outros.

Um pouco da importância da atuação destes produtores pôde ser percebido no evento Expointer 2015, que acontece anualmente, no Pavilhão da Agricultura Familiar, que contou com mais de 230 estandes e movimentou cerca de R$ 2,2 milhões em uma semana de evento.

Para participar deste evento, todos foram cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que dá acesso a outros benefícios e programas, assistências técnicas, cursos de qualificação, dentre outros subsídios.

No total, cerca de 2,7 mil famílias e 917 agroindústrias estão cadastradas no programa, que foi determinante para o crescimento dos negócios destes pequenos produtores, possibilitando que muitos passassem inclusive a exportar seus produtos.

 

Entenda mais sobre a agricultura familiar e atualize seus conhecimentos. Clique aqui.

Fonte: Portal do Agronegócio

Agricultura

Agroindústria

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.