O ácaro da falsa ferrugem: uma das principais pragas nas plantações de limão

Uma praga que tem o potencial para provocar sérios danos econômicos em pomares de todo o mundo, sobretudo na cultura do limão. O ácaro da falsa ferrugem (Phyllocoptruta oleivora) pode ser combativo de modo efetivo mediante o uso de defensivos, ou seja, acaricidas específicos. 

A praga pode atingir cerca de 30% de uma produção voltada para sucos, prejudicando os ganhos do citricultor, por conta da depreciação do produto.

Este agente permanece praticamente o ano inteiro na citricultura, porém, sua incidência maior é registrada em épocas mais quentes como a primavera e verão, propícias ao desenvolvimento do agente.

Os primeiros sinais de intensificação do ácaro podem ser observados nas folhas e ramos, porém são os frutos os mais afetados. Estes se apresentam como se estivessem maduro, causando uma falsa impressão, por conta de uma substância chamada etileno.

Uma das recomendações para o controle está nas inspeções semanais nas plantações. É preciso também que o produtor se mantenha sempre atualizado sobre a sua atividade, técnicas de manejo e uso de correto de defensivos, além de contar com um engenheiro agrônomo para que o seu negócio não seja surpreendido.

 

Saiba mais sobre o uso de defensivos aplicados nessas plantações. Clique aqui.

Fonte: Dia de campo

Agricultura

Áreas

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.