Um agricultor do interior do Ceará, no município de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, aproveitou o potencial do sol da região para beneficiar a sua propriedade. José de Souza Lima realizou uma ação que caminha exatamente na tendência e necessidade mundial: a utilização de energias renováveis em prol do planeta.
Sendo assim, ele criou um projeto de geração de energia solar para carregar as máquinas que fazem a irrigação do local. Com isso ele conseguiu ainda diminuir os seus gastos com energia elétrica, melhorando a lucratividade de seu pequeno negócio.
Para realizar o projeto, ele utilizou dez placas que captam a energia do sol, e conseguiu atender a demanda de um espaço de 12 hectares para irrigar culturas variadas, tais como de acerola, banana e mamão.
Ao todo, a tecnologia gera aproximadamente 600 kilowatts por mês, o que equivale a 20 kilowatts por dia.
José de Souza, em entrevista para uma rádio local, e muito feliz com o resultado, aconselhou todos os seus amigos e ouvintes agricultores a também investirem nas placas, pois, segundo ele, o sol do Ceará não traz apenas problemas, mas também soluções para o benéfico de todos.
Essa nova técnica pode ajudar muitos agricultores nos sistemas de irrigação das plantações. Saiba mais.
Fonte: BiomassaBioenergia