Congresso de Biodiesel enfatizará pesquisas com coprodutos de oleaginosas

O 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que acontecem entre os dias 22 a 25 de novembro, em Natal, Rio Grande do Norte, serão duas excelentes oportunidade para a apresentação de trabalhos acadêmicos e de importantes pesquisas de instituições da área, como a Embrapa Agroenergia.

No caso desta última entidade, serão destacados temas relacionados à produção de matéria prima, qualidade do biocombustível, mercado e principalmente voltados para a utilização de subprodutos e resíduos que podem ser bastante úteis.   

Um exemplo é a glicerina gerada a partir do biodiesel. O produto pode ser fermentado para a produção de compostos químicos de interesse da indústria química, gerando nova destinação para a biomassa, além de benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Outro projeto a ser apresentado está relacionado ao reaproveitamento de coprodutos do dendê, após a prensagem do produto. O resíduo obtido após a extração do óleo da polpa é rico em beta-caroteno, substância muito interessante para a indústria de alimentos e farmacêutica, com alto valor antioxidante e de vitamina A.

Os eventos serão desta forma, de grande importância para que as pesquisas possam contribuir e agregar valor à cadeia do biodiesel.

Ambos estão sendo organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e terá apoio da UFLA - Universidade Federal de Lavras e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

As técnicas de manejo com o solo influenciam bastante no cultivo de determinadas plantas oleaginosas. Saiba mais.

Fonte: Embrapa

Áreas

Mecanização

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.