Película especial protege plantações de pragas e doenças

Um novo produto promete revolucionar a agricultura. Trata-se de um material líquido, que ao ser pulverizado nas plantações, forma uma película protetora nas folhas, caules e frutos, promovendo uma interessante defesa contra doenças e pragas.

Também conhecido como “filme”, a substância é feita à base de quitosana, semelhante às estruturas que formam as cascas de alguns crustáceos. Por isso não faz mal a saúde e pode ser ingerida juntamente com o alimento cultivado.

A descoberta ainda está passando por vários testes, especialmente em culturas de frutas, embora também seja útil a outros tipos de plantações.

Por enquanto os resultados tem sido positivos, se mostrando efetivos ao que se propõe.

A aplicação do produto pode ser realizada em grande escala, por um pulverizador acoplado em um trator, sendo que a secagem é relativamente rápida.

O produto também protege as culturas durante 30 dias contra raios ultravioletas, desnecessários a fotossíntese, além de chuvas intensas e temperaturas elevadas. 

A perspectiva é que a utilização ajude a aumentar a eficácia dos agrotóxicos e que possam ser adicionadas outras substâncias fertilizantes, tais como o silício, boro, manganês, zinco, dentre outros.

 

Entenda mais sobre o uso de defensivos em diversas plantações. Clique aqui.

Fonte: Ministério da Agricultura

Agricultura

Mecanização

Notícias

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.