Mancha-alvo na cultura do pepino - Manejo correto pode ser a solução

Há certos tipos de pragas e doenças que vem trazendo muitos prejuízos aos produtores de hortaliças no mundo. A mancha Alvo é uma delas. Cientificamente denominada Corynespora cassiicola, tem sido notificada em mais de 350 espécies de hortaliças e frutas.

Um exemplo é na cultura de pepino, onde tem causado mais impacto, com perdas registradas de até 60%, com pouca eficiência dos defensivos. Sem contar com as unidades que sobram, ficando muitas vezes deformadas ou com a coloração alterada.

Entretanto, especialistas vem alertando que a proliferação desta praga pode ser evitada, se tomadas às devidas providências de manejo.

Uma delas está relacionada à escolha do híbrido, o qual possui diferentes formas de resistir à praga, além de irrigação correta, controle do excesso de umidade, dentre outros fatores determinantes.

Por isso é importante que o produtor sempre busque novas informações sobre os procedimentos corretos de manejo contra esta e outras pragas. O conhecimento pode evitar danos às diversas culturas e, sobretudo, perdas econômicas.

 

A aplicação de defensivos e o manejo correto com os mesmo podem garantir que essa praga não se prolifere. Veja aqui.

Fonte: Grupo Cultivar

Agricultura

Fertilização

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.