UFV promove primeira reunião internacional do Biodiesel, com os temas Agricultura Familiar e a Produção de Alimentos

A UFV promoveu nesta última quinta feira dia 26/05 e sexta, dia 27/05, o primeiro Encontro Internacional do Biodiesel, reunindo vários representantes de entidades internacionais, para que possam divulgar seus trabalhos e ideias, na demonstração do projeto de implantação e uso do biodiesel no Brasil e no mundo.

Essa reunião tem também o objetivo de levar informações ao pequeno produtor rural, possibilitando-lhe a implantação de cultivares para produção de óleo biodiesel, sugerindo-lhe a possibilidade de consorciar, com sua cultura principal, por exemplo, o feijão, uma cultura oleaginosa como a mamona, possuidora de grande potencial para a produção de biodiesel.

O evento também conta com o apoio do governo, sendo que virão solenidades para apresentar o programa PNPB (Projeto Nacional de Produção de Biodiesel).

Este programa busca o fortalecimento da agricultura familiar por meio da geração de empregos e aumento da renda dos agricultores, além do aproveitamento das aptidões regionais, com estímulo ao cultivo de novas oleaginosas, em especial naquelas áreas até então consideradas pouco atrativas à agricultura. Libera fundos e monitora empresas e produtores rurais que queiram  ingressar na cadeia produtiva do óleo; atribui aos que seguem todas as normas o Selo Combustível Social, usado para incentivar as empresas produtoras de Biodiesel a promover a inclusão social.

Os fabricantes que possuírem esse selo, terão garantido o direito de participar dos maiores lotes para a venda do biocombustível, nos leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível - ANP.

O selo é concedido aos produtores que comprem matéria-prima diretamente dos agricultores familiares em quantidades pré-determinadas pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

A reunião do biodiesel acontece no Auditório Fernando Sabino, das 8 às 18h,  de sexta-feira, aos interessados. A inscrição é gratuita, para incentivar a todos a participarem dessa solenidade que trará muitos conhecimentos e propostas para a implantação do biodiesel em larga escala no Brasil.

 

Fonte: Equipe CPT - Cursos Presenciais    

Agricultura

Destaques

Economia Rural

Floresta e Meio Ambiente

Notícias

Políticas Rurais

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.