Apicultura

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais.  Pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel , própolis, geleia real, polén, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

 

Apicultura migratória

 

Nos pomares de laranja é comum os agricultores contratarem apicultores para polinizarem as flores de laranja, a render grande produtividade, tanto de laranja, como de mel, conhecido como mel flor de laranjeira. Esta atividade chama-se apicultura migratória, porque o apicultor descarrega um caminhão de colmeias no centro do pomar, durante a floração, e depois as retira no fim da floração. Nestes casos a retirada dos enxames é importante, pois tratando-se de uma monocultura de laranja, as abelhas não terão alimento (néctar de flor) após a floração, e poderão consumir todo o mel estocado dentro das colmeias. Todo apicultor deve saber manusear os principais equipamentos necessários para se ter um apiário: o fumigador, o formão de apicultor.

 

Traje com máscara de proteção é necessário, pois as abelhas afro-brasileiras podem atacar o produtor.

 

Existem muitos outros acessórios encontrados em lojas especializadas de apicultura, como o coletor de pólen, apanhadores de zangões, alimentadores, protetores de realeira, gaiolas de transporte e centrífuga.

 

A  comeia racional

 

Na apicultura moderna usa-se uma colmeia padrão, desenvolvida em pesquisas científicas. Um dos padrões mais usados no mundo é o Langstroth.

 

Existem muitos outros padrões e formatos de caixas. No desenho destas caixas usa-se o conceito do espaço-abelha, que é basicamente o tamanho de uma, ou duas abelhas. Trata-se de uma caixa com 10 quadros removíveis onde ficam os favos. O distanciamento dos quadros respeita o chamado espaço-abelha. A vantagem desta caixa padrão é a possibilidade de retirar os favos sem danificá-los, centrifugar o mel, e devolver o favo intacto para a colmeia. O espaço-abelha permite que elas circulem livremente dentro das caixas.

 

Rotina do apicultora

 

A manutenção de um apiário exige visitas frequentes do apicultor para as tarefas de remoção de mato perto das colmeias, revisão das caixas e colheita, dentre outros serviços. Durante a revisão, o apicultor verifica se há excedente de mel para colheita, se a rainha está fértil (a produzir crias), se não há formigas, traças, se existe cera em quantidade suficiente.

 

Uma vez por mês os favos são levantados para verificar estes itens. O serviço é trabalhoso porque um apiário comporta aproximadamente 30 colmeias e cada colmeia tem, no mínimo, 10 favos. Apicultores profissionais podem ter centenas de colmeias espalhadas em dezenas de apiários. Assim, o apicultor costuma trabalhar com um ajudante, e instalar o apiário sempre em local de fácil acesso para carro, ou caminhão.

 

  Fonte: Wikipédia, A Enciclopédia Livre   Adaptação: Revista Veterinária    

Apicultura

Áreas

Artigos

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.