Professor Gustavo Haddad fala sobre irrigação e manejo de pastagens

CPT - Cursos Presenciais: Ao implantar um projeto de irrigação é importante ter um programa de gestão de irrigação, abrangendo tudo, como seria esse programa?

Prof. Gustavo: Os métodos utilizados para gerenciar os sistemas de irrigação são baseados em diferentes tipos de informação, podendo-se monitorar o clima, o solo, a planta ou, ainda, a combinação destes. Cada um possui vantagens e desvantagens e o sucesso da aplicação de um método em particular depende do seu conhecimento e aplicação pelo usuário. Nos programas que utilizamos, trabalhamos com o monitoramento do clima, ou seja, determinamos o consumo hídrico da cultura, acompanhando, também, a umidade do solo para aferição e fazemos um balanço hídrico do sistema.

 

CPT - Cursos Presenciais: Em um projeto de gestão da irrigação o ponto mais importante é conseguir economizar ENERGIA, quais os pontos mais importantes para conseguir poupar esse bem tão precioso.

Prof. Gustavo: Ao se manejar os projetos de irrigação, deve-se procurar maximizar a produtividade e a eficiência de uso da água e minimizar os custos, sejam eles de energia, insumos, mão-de-obra, etc. de forma a tornar mais lucrativa a utilização da irrigação. A agricultura tem sido responsável por grande utilização de água, fazendo-se necessária a determinação real da necessidade hídrica das culturas para um uso eficiente e racional de água, tornando necessária a implantação de sistemas de irrigação eficientes, além da utilização de métodos que quantifiquem as necessidades hídricas das culturas, para que não haja desperdícios. Essa quantificação permite projetar sistemas de irrigação mais adequados, o que, conseqüentemente, reduz o consumo da água e energia.

 

CPT - Cursos Presenciais: No inicio da implantação de um projeto de irrigação necessita-se de fazer análise do solo, nesta analise, quais são os pontos mais importantes a ser vistos?

Prof. Gustavo: É necessário conhecer as propriedades físicas do solo em que se trabalha, uma vez que, é nele que a água fica armazenada após chuva ou irrigação, estando disponível para as plantas. Para isso, deve-se conhecer a textura do solo, ou seja, se é um solo argiloso, arenoso etc.; a sua capacidade de retenção de água (determinada pela curva característica de retenção) entre a capacidade de campo (CC) e o ponto de murchamento (PM); e a sua densidade (g cm-3). Com esses dados, aliados aos dados da cultura (sensibilidade ao estresse hídrico e profundidade do sistema radicular), pode-se determinar a quantidade de água que fica disponível para a cultura, que é um item essencial no dimensionamento e gerenciamento dos sistemas de irrigação.

 

CPT - Cursos Presenciais: Qual o período da cultura que a planta necessita de mais água?

Prof. Gustavo: De maneira geral, a planta é mais sensível à falta de água logo após a germinação, período em que suas raízes ainda não estão desenvolvidas, explorando apenas um pequeno volume de solo na sua camada superficial. Se faltar água nesse período, haverá falhas na população de plantas. As fases de florescimento e enchimento de grãos ou frutos também são muito sensíveis à falta de água e, caso falte água nesse período, poderá ocorrer queda de flores e frutos e redução no desenvolvimento dos frutos. Na fase de desenvolvimento vegetativo, ocorre grande acúmulo de massa vegetal, que necessita de grandes volumes de água para as atividades metabólicas e de crescimento.

 

CPT - Cursos Presenciais: Como saber a hora certa de irrigar a cultura, quais os estudos devem ser feito?

Prof. Gustavo: Para se determinar corretamente a hora de irrigar, deve-se conhecer a quantidade de água que o solo pode armazenar, a sensibilidade das plantas ao estresse hídrico e a quantidade de água a cultura consome diariamente. Sabendo-se estes dados, pode-se determinar o tempo que a cultura leva para consumir a água até um limite que não sofra com o estresse hídrico, limite este denominado umidade de segurança do solo.

 

CPT - Cursos Presenciais: Como aumentar a eficiência da irrigação, diminuindo as perdas e desuniformidade.

Prof. Gustavo: As perdas de água ocorrem, principalmente por: vazamentos nas tubulações, evaporação, escoamento na superfície do solo e percolação abaixo da camada explorada pelas raízes. A desuniformidade ocorre em projetos mal dimensionados ou equipamentos mal operados.

Para se eliminar os vazamentos nas tubulações são necessários cuidados com os sistemas de vedação (borrachas), como manutenção periódica e substituição quando necessário. As perdas por evaporação podem ser reduzidas, irrigando-se em condições de vento e com pressão de serviço do equipamento adequadas.

As perdas por escoamento superficial ocorrem quando o sistema de irrigação aplica água com intensidade maior do que esta infiltra no solo, ou seja, intensidade de aplicação muito alta ou declividade do terreno muito acentuada.

As perdas por percolação ocorrem quando o tempo de irrigação é excessivo, ou seja, aplica-se água em quantidade maior que o solo consegue armazenar, que ocorre devido ao dimensionamento inadequado do sistema de irrigação.

A uniformidade de aplicação de água pode ser aumentada, dimensionando-se criteriosamente os sistemas de irrigação, principalmente no que se refere à pressão de serviço do equipamento,  espaçamento e seleção adequada dos emissores e bocais.

 

CPT - Cursos Presenciais: Como fazer para ter um bom manejo de água do solo, para evitar desperdícios.

Prof. Gustavo: Deve-se conhecer as propriedades físicas do solo, as características técnicas e operacionais dos equipamentos e a demanda de água pela cultura. Com isso, associados a um bom programa de gestão, pode-se determinar a quantidade e o momento exatos de se irrigar.

 

CPT - Cursos Presenciais: O que é a curva de retenção de água, e qual importância de fazê-la para implantação de um projeto de irrigação.

Prof. Gustavo: A curva de retenção de água representa a relação existente entre a quantidade de água contida e a tensão a qual ela está retida ao solo. À medida que o solo se torna mais seco, maior é a força a qual retém as moléculas de água. Conhecendo-se a curva de retenção de água no solo, podem-se determinar os limites superiores e inferiores de armazenamento da água no solo e saber-se a capacidade deste solo em armazenar água.

 

CPT - Cursos Presenciais: Quais são os sistemas mais usados de irrigação hoje?

Prof. Gustavo: Os principais sistemas de irrigação utilizados hoje são a aspersão convencional, a aspersão em malha, a aspersão com canhão hidráulico, o pivô central, o gotejamento e a microaspersão. Os sistemas de irrigação por superfície (sulcos, faixas e bacias) apesar de representar uma grande área irrigada no mundo, possuem tendência de serem substituídos gradativamente por sistemas pressurizados, por serem potencialmente mais eficientes e de mais fácil dimensionamento.

 

CPT - Cursos Presenciais: Hoje em dia ainda falta muita conscientização dos agricultores e dos vendedores de produtos da irrigação. Sendo que ainda a irrigação é trabalhada muito precocemente. Quais seriam as técnicas de manejo, cuidados do produtor e do vendedor para que haja uma benfeitoria nas duas partes.

Prof. Gustavo: Todo empreendimento agrícola visa obter lucro, como qualquer atividade econômica deve ser e, assim sendo, os custos de produção devem ser reduzidos e a receita aumentada com o incremento da produtividade das culturas. Quando se adota um pacote tecnológico mais avançado, deve-se usar um conjunto de técnicas que promovam melhores condições ao desenvolvimento das plantas e, por conseqüência, de seu rendimento. A irrigação é uma destas técnicas, que se projetada e manejada adequadamente, pode contribuir para a otimização do processo produtivo. No entanto, vemos muitos equipamentos de irrigação sendo instalados sem os devidos critérios técnicos e sem o conhecimento sequer de sua capacidade de aplicação de água, o que pode promover excesso no consumo de água e de energia elétrica.

Atualmente, a energia elétrica aparece como um dos componentes mais onerosos da agricultura irrigada, o que de certa forma, impõe uma barreira ao gasto excessivo de água. No entanto, existem muitos outros fatores que não são observados imediatamente, como os problemas fitossanitários, a perda de nutrientes por lixiviação no solo, a contaminação de corpos hídricos, a vida útil do equipamento etc.

Para evitar estes problemas, é necessário que se tenha equipamentos de irrigação adequadamente projetados, seguindo-se critérios técnicos, associados a um bom programa de gestão de irrigação para que se tenha um melhor conhecimento e maior controle da quantidade de água que se destina às lavouras e no momento correto.

 

Professor Gustavo Haddad Souza Vieira

Saiba mais sobre irrigação e manejo de pastagens, clique aqui.

 

Artigos

Entrevistas

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.