Carne orgânica, o que é?

É a carne produzida por animais tratados da forma mais natural possível, a carne é isenta de resíduos químicos e levando em conta a preocupação socioambiental. Na aparência a carne orgânica não tem diferença das carnes bovinas não orgânicas, a diferença esta na qualidade da carne que é muito superior. Ao comprar uma carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de estar consumindo uma carne totalmente isenta de resíduos químicos e  para a produção dessa carne, os animais foram tratados com medicamentos homeopáticos e fitoterápicos, vacinados e alimentados com pastos sem agrotóxicos.

As fazendas produtoras de carne orgânica, são fazendas certificadas que seguem normas rígidas de certificação orgânica. Essas normas exigem que os produtores cumpram as leis ambientais, os produtores têm que preservar  as áreas naturais que existem dentro da fazenda, como por exemplo a mata ciliar. Além disso a certificação exige a proteção de nascentes e corpos dagua e e proibe a utilização de fogo no manejo de pastagens.

O Brasil produz carne orgânica a 10 anos, mas o consumo ainda é reduzido pelo pouco conhecimento do que é e dos benefícios dos produtos orgânicos.

 

Fonte: WWWF  Brasil Adaptação: Revista Agropecuária    

Áreas

Artigos

Bovinos

Destaques

Ecologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.