Sêmen - balanço mostra mercado aquecido

O ano de 2010 fechou com o crescimento nas vendas de sêmen para bovinos. Índices positivos marcaram todas as raças, mas a Girolando foi o grande destaque.

Foi muito positiva a surpresa da ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), no fechamento dos dados estatísticos sobre a comercialização de sêmen. "Os números superaram as expectativas iniciais, com destaque especial para as raças leiteiras", destaca Lino Rodrigues Filho, presidente da entidade.

Mesmo que o emprego da Inseminação Artificial em apenas 9% das fêmeas em fase reprodução esteja muito aquém do que acontece em países de pecuária desenvolvida (acima de 60%), existe a certeza de que a ampliação do mercado dessa tecnologia é irreversível em nosso país, segundo o presidente.

Assinala, ainda, que a meta é atingir os 12 milhões de doses, em 2013, podendo essa estimativa de tempo ser antecipada para 2012.

De acordo com Leandro de Carvalho Paiva, Superintendente Técnico da Associação, do Girolando, esse bom resultado na comercialização de sêmen da raça é fruto de um trabalho sério, desenvolvido no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando.  Além disso, vale destacar o eficiente e longo trabalho realizado por técnicos, criadores, pesquisadores, fazendas colaboradoras, Embrapa Gado de Leite, a Giroalndo e as centrais de inseminação. Resumindo, trabalho, resultado e credibilidade, afirma ele.

 

Fonte: Revista Balde Branco - Abril 2011 - pág.67 Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Veja os equipamentos usados na inseminação artificial.

           

Artigos

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.