Nova Balança agrícola

Para medir a produtividade de sua propriedade, muito produtores utilizam balanças para pesar a produção após cada colheita. Para facilitar esse manejo, a Toledo criou uma balança portátil que promete acabar com os problemas de deslocamento na hora da pesagem. Segundo Danilo Andreotti, analista de produtos da Toledo, a BPV 830 é um equipamento portátil, composto por plataformas metálicas de pesagem. Com isso, o produtor consegue levá-la até o local da colheita, posiciona a plataforma na medida dos eixos dos veículos e a pesagem é feita no próprio local. Além disso, Andretti acrescenta que todos os cabos de cada uma das plataformas são blindados e são feitos em inox, o que evita o rompimento na hora da manipulação.

A facilidade é que ela funciona movida à bateria do próprio veículo e é usada para fazer a pesagem, medição de produtividade, de pequena produção ou ainda de uma caminhonete, sem a necessidade de se deslocar até uma balança que esteja longe da área onde o produtor precisa realizar essa pesagem - afirma o analista.

Para ele, a BPV 830 é importante, pois, além de o produtor não precisar se deslocar para fazer a pesagem, ele pode verificar sua produtividade. Por exemplo, ele pode fazer a colheita de uma determinada área e, terminando essa colheita, pesar o produto em uma carreta agrícola e mensurar, imediatamente, o ganho que teve naquela área.

Portanto, utilizando a balança portátil, ele tem a informação do peso na hora, sem precisar se deslocar. Na hora da pesagem, o primeiro cuidado que o produtor deve ter é em relação ao posicionamento correto do veículo, fixando a base de maneira que ela fique nivelada. De resto, basta ligar o cabo de bateria ao veículo para iniciar a pesagem - explica  Andreotti.

Para saber o peso líquido de uma carreta ou caminhonete agrícola, o procedimento deve ser feito em duas etapas. Primeiro, o produtor deve subir a carreta ou a caminhonete vazia e pressionar a tecla tara da BPV 830. Logo depois, ele deve retirar a caminhonete da plataforma, fazer o enchimento e, em seguida, com a tara que já foi armazenada, a balança fornecerá o peso líquido do que está em cima da carreta - conta.

Andreotti explica que, fazendo a medição de produtividade, o produtor consegue controlar seu processo. Com isso, ele consegue, ano após ano, fazer um levantamento dessas informações e mensurar o quanto teve de ganho ou o quanto teve de prejuízo em relação à produção do ano anterior.

Já o custo para o produtor, ao utilizar a balança, fica menor, já que ela é portátil. Com isso, não é preciso realizar obra civil, por exemplo. Por outro lado, ela tem algumas limitações, ou seja, só pode ser usada com veículos de pequeno porte que tenha um pneu rodado simples - avisa.

 

Fonte: Portal Dia de Campo

 

Veja também:

Agroindústria canavieira - desafios e oportunidades

 

Áreas

Mecanização

Notícias

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.