Evo Morales promulga lei proibindo transgênicos na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou no domingo (26/06), uma lei para fomentar o desenvolvimento agrícola em seu país, mas não estimulará a produção dos transgênicos como inicialmente informaram setores de produtores e políticos.

Morales promulgou a Lei de Revolução Produtiva Comunitária e Agropecuária em um ato perante organizações camponesas e indígenas e pediu para garantirem "a segurança alimentar com soberania" do país e para manterem o apoio político a seu governo.

O ministro da presidência, Carlos Romero, declarou à imprensa que a lei é parte do plano governamental para fomentar a produção agrícola e que antes deu outros passos como a distribuição de terras a indígenas e a camponeses e a eliminação das relações de servidão em algumas regiões rurais.

Romero enfatizou que a lei não promove o uso de sementes e de alimentos transgênicos como assinalaram dirigentes de produtores, opositores e a imprensa, e atribuiu essa versão a uma confusão sobre a norma.

"A lei, em nenhum momento, visou promover e fomentar os transgênicos. Pelo contrário, os proíbe", afirmou o ministro da Presidência, ao assinalar que, por outro lado, protegerá o "patrimônio genético" e a riqueza da biodiversidade da Bolívia. "O objetivo é melhorar as sementes e os recursos genéticos, mas isso não tem nada a ver com transgênicos", apontou Romero.

A lei obriga também que os produtos importados tenham rótulos especiais para anunciar se têm componentes transgênicos para que os consumidores estejam informados quando comprarem os alimentos.

 

Fonte: Globo Rural

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura brasileira está com a faca e o queijo na mão Banco do Brasil abre linha de Crédito para lavoura-pecuária-floresta Governo anuncia detalhes do plano agrícola 2011/2012  

Áreas

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.