Embrapa recomenda duas variedades de citros

A Embrapa Clima Temperado está recomendando duas novas opções varietais de citros para os produtores do Rio Grande do Sul: o limão meyer e o pomelo flame. As cultivares serão alternativas oferecidas para o cultivo na região. Os citros já são desenvolvidos no exterior, e devido às condições climáticas locais, serão introduzidos no estado.

O limão meyer é um híbrido exótico, natural, oriundo de um cruzamento de limoeiro e laranjeira. Foi encontrado pela primeira vez na China, em 1908, pelo funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos Frank Nicholas Meyer - daí a origem do nome.

Segundo a Embrapa, apresenta frutos de excelente qualidade, com grande aceitação na culinária e na produção de sucos. Com propriedades de limoeiro e morfologia de laranjeira, o limão chama a atenção pelo formato semelhante ao de uma laranja.

Já a cultivar flame vem de sementes do pomeleiro ruby red. Tem origem no Texas, Estados Unidos, e data de 1973. Os frutos são ricos em vitamina C, fibras e antioxidantes - previnem doenças e estão associados à redução de peso. De sabor ligeiramente amargo, é voltado tanto para o mercado in natura quanto para a industrialização.

Atualmente, a Embrapa conta com plantas matrizes e borbulheiras (uma espécie de viveiro), devendo fornecer as primeiras borbulhas para produção de mudas dessas cultivares a partir de setembro. De acordo com o órgão, encomendas já podem ser realizadas com os viveiristas.

Fonte: Globo Rural

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

Veja outras publicações da Revista  Agropecuária:

Embrapa estuda variedade de pimenta com vários graus de ardência

Soja marrom é a novidade da Embrapa para a safra 2011/2012 em MG

Inovação: Apresentada nova ferramenta contra ferrugem do café

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.