Novo leilão de gado de leite da Expointer promete qualidade de oferta

Apostando no bom momento da pecuária de leite, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) resolveu investir nos negócios na Expointer 2011, que acontecerá de 27/8 a 4/9, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). No dia 1º/9, a Gadolando realizará o I Leilão Tipo Leite, com oferta de até 40 animais entre PO-Puros de Origem e PCOC- Puros por Cruza de Origem Conhecida. O Tipo Leite acontecerá na pista do Pavilhão de Gado Leiteiro.

Os animais que forem à venda terão passado, obrigatoriamente, por uma seleção prévia garantindo a qualidade da oferta. Com base na inscrição prévia para este leilão, a Gadolando fará circular com antecedência um catálogo com foto e todos os dados do animal, passando pela genealogia e premiações.

Trata-se de um novo tipo de leilão da raça, que busca aliar produção e boa morfologia dos animais. Com o aquecimento do mercado do leite no Rio Grande de Sul, os leilões da Expointer tendem ser mais elaborados e, ao mesmo tempo, mais simples, uma vez que a maioria dos criadores de gado leiteiro é formada por pequenos e médios agropecuaristas.

O julgamento da raça na Expointer 2011 está agendado para os dias 31/8 e 1º /9. O jurado do gado holandês será o canadense Michael West, especialista em suporte técnico e analista de touros na Semex Alliance. O profissional atuou como juiz oficial em exposições no Canadá, Estados Unidos e Japão, e irá estrear em solo brasileiro na exposição de Esteio.

A expectativa da Gadolando é de que cerca de 90 animais passem na pista de julgamento.

A programação da raça abre com o Concurso Leiteiro que apontará os animais de melhor produção dentro do Parque. Após o julgamento de pista e o Concurso serão conhecidas as vitoriosas do Exceleite 2011: Pista, Produção e Suprema. Haverá uma contagem das pontuações das expos oficiais da raça para então chegar ao momento da premiação. A campeã Exceleite Suprema, aliando Produção e Pista, proporcionará um carro zero km ao seu criador.   Fonte: Globo Rural  

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Milheto ANM17 na produção leiteira Como produzir mais leite e mais bezerros com menor intervalo de partos Brasil vai à Rússia negociar liberação de exportação de carne    

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.