Própolis pode ser usado no combate às cáries

Um grupo de cientistas mexicanos está usando própolis de abelhas, para combater cáries e estudar propriedades que auxiliam no combate à hipertensão, segundo a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).

José Fausto Rivero Cruz, da Faculdade de Química, e os médicos veterinários zootecnistas Ángel López Ramírez e Adriana Correa Benítez são os responsáveis pela pesquisa, cujo objetivo é fomentar o uso e o aproveitamento de um "recurso desperdiçado" no México.

O própolis é um composto de cera elaborado pelas abelhas para tapar fissuras em suas colmeias à base de compostos aromáticos, ceras, flavonoides, terpenoides, alcoois e pólen, informou a Unam em comunicado. A estrutura química dessa substância "varia de acordo com fatores como a estação do ano, a floração e a região onde os insetos fazem suas coletas", acrescenta a nota.

Os estudiosos da Unam estimam que, no México, sejam aproveitadas apenas seis toneladas anuais de própolis, apesar de o país ser considerado o sexto maior produtor de mel no mundo. Eles comprovaram os efeitos dessa substância sobre os microorganismos que causam as cáries (Porphyromonas gingivalis e Streptococcus mutans) e já conseguiram isolar alguns compostos que servem para combatê-las.

Alguns compostos atuam sobre as enzimas Glicosiltransferasas de Streptococcus mutans, responsáveis pelo aumento na produção da placa bacteriana, e outros inibiram o crescimento das bactérias em diferentes focos. "Com estas descobertas é possível prevenir as cáries", disse Rivero Cruz.

As pesquisas serão realizadas, com 15 tipos de própolis, concedidos por produtores do Centro Ecológico Acuexcómatl, e por apicultores das zonas rurais de Topilejo em Tlalpan, Xochimilco e Milpa Alta, na Cidade do México.

 

Fonte: Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Saiba um pouco mais sobre a própolis Minas Gerais exporta produtos apícolas Volume de mel exportado pelo Brasil cresce mais de 80% em maio  

Quer ficar informado? Cadastre -se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.