Nova variedade de laranja e de tangerina atraem olhares dos consumidores e produtores

Duas novas variedades de citros estão atraindo olhares dos citricultores brasileiros. Foram desenvolvidas pela Embrapa, vinculada ao Mapa. As variedades são a laranja Navelina e a tangerina Ortanique, que já estão passando por processo de adaptação para o cultivo em larga escala.

De suas características a mais atrativas ao consumidor e aos produtores é que a laranja Navelina possui de 10 a 12 gomos e não tem sementes, trazendo também um rendimento de 35% a 45% da sua fruta. A Ortanique, híbrida natural entre laranja doce e tangerina, tem casca resistente, o que favorece o transporte em longas distâncias. O suco da tangerina é abundante e tem sabor agradável devido aos elevados índices de ácidos totais e açúcares.

O Brasil é o maior produtor mundial de citros, com mais de 250 milhões de plantas cultivadas. Além disso, laranjas e tangerinas estão entre as frutas mais consumidas no país. A projeção de produção de laranja e exportação do suco da fruta é crescente. O estudo do Ministério da Agricultura aponta que mais de 19 mil toneladas serão produzidas neste ano. Em 2020 esse número sobe para 23,5 mil. A exportação de suco de laranja, que hoje é de 2,1 mil toneladas, tende a crescer 2,5% nos próximos 10 anos.

 

Fonte: Mapa

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Embrapa recomenda duas variedades de citros Criado primeiro "alimento - vacina" da América do sul Alimentos, em plena safra, são mais baratos e nutritivos    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.