Plantas para adubação verde melhoram o solo

O curso "Manejo ecológico de solos e água'' dado pela Embrapa Amazônia Ocidental que acabou na terça (23) teve como tema principal a contribuição de plantas adubadeiras e de cobertura no manejo e conservação do solo. As informações sobre os experimentos foram apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Silas Garcia. As plantas usadas no experimento foram ingá, flemingia, tefrósia e urucum. O pesquisador Silas Garcia explica que essas plantas podem ser usadas como adubo verde, fontes de Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), para adubar fruteiras e outros cultivos agrícolas, bem como, para ajudar a recuperar as condições químicas e físicas dos solos degradados.

No experimento, estão sendo verificadas as condições de sobrevivência e crescimento dessas plantas, em áreas de solo degradado. Uma das questões a serem debatidas, no estudo, são as condições de plantio que permitem maior produção de biomassa e, dependendo da biomassa gerada, e da quantidade de nutrientes produzidos por estas plantas. O ingazeiro, por exemplo, apresenta maior concentração de nitrogênio e fósforo, já o urucum apresenta mais fósforo e potássio.

No curso, também foi abordada a contribuição de plantas para cobertura do solo. Um exemplo, nesse sentido, é a cobertura da leguminosa puerária em plantios de fruteiras. O pesquisador Silas Garcia explica que a cobertura com essa planta contribui para  a melhoria dos atributos químicos e físicos do solo e evita a compactação e a perda de solo e nutrientes pela erosão e lixiviação, por isso, esta prática é considerada muito importante para o manejo e conservação do solo. "O benefício não se restringe ao início do plantio, prolonga-se durante o longo ciclo da planta perene", acrescenta.

  Fonte: Grupo Cultivar Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Plantio direto pode compactar o solo? Embrapa busca soja adaptada a solos encharcados para rotação com arroz, no RS A chave para o sucesso da agricultura familiar, o uso do plantio direto e da ILPF    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.