Tinta ecológica limpa o ar poluído

Uma empresa fabricante de alumínio, nos EUA, a Alcoa, está testando uma tinta invisível que pretende limpar o ar. Trata-se de uma tecnologia batizada de EcoClean. Cada superfície de três mil metros, pintada com o produto, tem o poder de limpeza equivalente a 80 árvores. A tinta já foi utilizada em um prédio, nos Estados Unidos, e outro, na Europa.

A tinta possui uma camada de partículas de dióxido de titânio que, quando aplicada sobre uma superfície de alumínio, age como catalisador da luz do sol.  Quando os elétrons (presentes na tinta) são aquecidos interagem com as moléculas de ar e liberam substâncias que "quebram" as partículas poluentes como o óxido de nitrogênio.

Além de ser capaz de limpar o ar, a tinta também deixa a pintura mais limpa, evitando a frequência da limpeza e o uso de produtos químicos. A empresa aposta em utilizar a tinta em prédios, primeiramente, segundo o presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa, Craig Belnap. Ele afirma que se existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com paineis de alumínio,  nos Estados Unidos, e se uma fração deles usasse o EcoClean, equivaleria à plantação de milhões de árvores. Com o avanço da tecnologia, a Alcoa afirma ser possível usar a tinta até em superfícies metálicas de automóveis.

 

Fonte: Ciclo Vivo Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Empresas usam embalagens ecológicas desenvolvidas a partir de cana - de -açúcar

Soro do leite vira plástico biodegradável

A moda é usar filtros solares à base de frutas e verduras    

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Curiosidades

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.