Amyris apresenta lubrificante à base de cana-de-açúcar

A empresa americana de biotecnologia Amyris, apresentou um novo produto, ambientalmente correto, o lubrificante verde, que tem como matéria prima a cana-de-açúcar, sendo bem menos poluente que os lubrificantes de base mineral. A iniciativa foi da empresa Novvi que, através da associação das empresas Amyris e Cosan, produziram o lubrificante.

Este lubrificante verde é formado a partir da molécula farneseno, de hidrocarboneto, extraída da cana, que pode ser transformada em vários produtos, para fabricar os óleos básicos utilizados nos lubrificantes.

Os lubrificantes renováveis, batizados de EvoShield segundo Joel Velasco, vice-presidente da Amyris, só chegarão ao mercado torno de um ano, quando será produzido em escala comercial. O farneseno produzido pela Amyris tem o nome comercial de Biofene. Segundo Joel, estes óleos vão revolucionar a indústria de lubrificantes e estima-se que a produção total de farneseno, feito de cana-de-açúcar, deve totalizar perto de 9 milhões de litros, em 2011, e subir para 50 milhões de litros em 2012. Desse total, a maior parte será direcionada para a produção dos lubrificantes renováveis. O mercado mundial de lubrificantes movimenta cerca de US$ 30 bilhões por ano, e o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo.

 

Fonte: Agência Estado

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Tinta ecológica limpa o ar poluído Empresas usam embalagens ecológicas desenvolvidas a partir de cana - de -açúcar A moda é usar filtros solares à base de frutas e verduras  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Biotecnologia

Floresta e Meio Ambiente

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.