Doenças da Batata

A batata é uma cultura que sofre com muitas doenças. Elas podem levar a grandes perdas na produção. Em cada região, há uma doença mais frequente. Na região sul, é a requeima, causada pelos fungos oomicetos. Existem, também, as viroses, grandes vilãs  da produção, como a murchadeira, além das pragas que atacam o tubérculo, o que exige maior cuidado por parte do produtor. É necessário que se faça um manejo integrado, desde o início da cultura. Para evitar estas doenças e pragas o melhor é a prevenção, cultivando-se variedades resistentes.

Os danos são severos. No caso da requeima, aparece quando a lavoura está em uma condição de umidade de mais de 90% e a temperatura de 15 a 20°C. Isso pode causar a destruição total da lavoura, em poucos dias. Para saber se a requeima está presente na área, é só observar se há uma mancha escura na face inferior da folha.

Para as verminoses, como a murcha, não há controle, sendo preciso o produtor arrancar a planta. Já a mosca minadora e a traça podem ser observadas, através do caminho feito em curvas, na superfície da folha.

No cultivo da batata, controlar doenças e pragas ainda é muito difícil, sendo o melhor fazer é procurar utilizar sempre variedades resistentes e só adquirir mudas de locais certificados. Também deve ser feita uma adubação equilibrada e a pulverização de fungicidas na parte aérea da planta.

  Fonte: Portal dia de Campo Adaptações: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Irrigação: sistema, manejo e gestão em condições de campo

 

Veja outras notícias da Revista Agropecuária:

Como proceder à calagem do solo Amostragem de solo em Agricultura de Precisão Novo sistema de irrigação é desenvolvido por estudante australiano    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.