Descoberta de uma nova variedade de manga em São Paulo

Uma descoberta peculiar ocorreu em Menucci, SP, onde a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini, observou um pé de manga diferente, onde se encontravam mangas com quase 36 centímetros de diâmetro e 26, de comprimento, pesando 2 quilos, frutas verdadeiramente gigantes.

A engenheira agrônoma mandou carta com fotos da mangueira ao globo rural para que investigassem porque essa mangueira produzia mangas tão grandes. A correspondência foi encaminhada para o ex-pesquisador do IAC, Carlos Jorge Rossetto, que afirmou tratar-se de uma nova variedade da fruta. A manga possui sabor igual ao de uma manga comum, embora não tenha "fiapos" e seja muito macia, saborosa e com um aroma delicioso, conta Mirelle.

Segundo o Carlos Jorge Rossetto, pesquisador aposentado do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), há uma grande possibilidade de a árvore fotografada por Mirele ser uma nova variedade de mangueira. Conforme Rossetto explicou, se essa árvore for derivada de uma semente que foi plantada (seedling), pode tratar-se de uma planta segregante. Pode, também, ser uma variação genética, ocasionada por uma mutação, mas para confirmar essa hipótese seria necessário conhecer a árvore-mãe dessa variedade. "Mas, sem dúvida, trata-se de uma nova de mangueira que pode ser multiplicada por enxertia", disse Rossetto.

  Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Projetos de Sistemas de Irrigação

  Veja outras  notícias na Revista Agropecuária: Sistemas agroflorestais diversificados: opção para recuperação de áreas degradadas, produção de alimentos e geração de renda. Uso de tecnologias diminui infestação de buva na lavoura

Resultado do PIB analisado pelo IBGE aponta crescimento no setor agropecuário »

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Curiosidades

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.