Melão do Rio Grande do Norte pode conquistar indicação geográfica

O estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de melão do Brasil, com mais de 250 mil toneladas por ano, e só a região de Mossoró exporta 66% da sua produção para a Europa. Depois de 2 anos de pesquisas, o  Comitê Executivo da Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex) e parceiros finalizaram a documentação que busca a Indicação Geográfica de Procedência para o melão da região de Mossoró (RN).

Esta indicação fará com que o produto ganhe fama e maior espaço no mercado brasileiro e, no exterior, conquistando os mercados da América do norte e Ásia.

Segundo HuldaGiesbrecht, analista de Acesso à Inovação e Tecnologia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Indicação de Procedência "Melão de Mossoró" dará exclusividade e identidade ao produto. "Esse referencial de procedência também servirá para proteger a economia regional da concorrência ilegal ou desigual, que produz alimentos parecidos sem seguir os padrões que conferiram as características especiais ao melão", disse.

Este registro poderá demorar até um ano para ser deferido, segundo o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

  Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

  Veja outras  notícias na Revista Agropecuária: Plantio direto se expande nos campos brasileiros Novo Código Florestal será votado em março de 2012

Projeto aprovado pelo Senado, diferenciação de preços pagos a produtores de leite

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.