EUA libera a entrada do etanol brasileiro em 2012, sem mais tarifas

Depois de mais de 30 anos de protecionismo norte-americano ao biocombustível brasileiro, com elevadas tarifas de importações e subsídios, os EUA liberará a entrada do etanol de cana-de-açúcar em seu país em 2012. Isso se deve a legislação americana vigente, que expirará no dia 31 de Dezembro, e com o fim das atividades no Congresso americano para 2011 no dia 23 de dezembro, não haverá mais chance de tomarem medidas que impeçam a entrada do etanol brasileiro aos EUA que é o país de maior consumo de combustíveis no mundo.

O legislativo americano queria continuar com os subsídios, mas através da pressão de diversas empresas que se uniram, como a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), os americanos cederam. Nos últimos meses, a coalizão intensificou seu trabalho contra os subsídios pagos às distribuidoras que fazem a mistura de etanol à gasolina - subsídios que custam ao contribuinte americano cerca de US$6 bilhões por ano. O trabalho também foi intenso contra a manutenção da tarifa de US$0,54 imposta por Washington sobre cada galão importado. A tarifa impedia que o etanol brasileiro chegasse ao mercado americano com preços competitivos.

Segundo o presidente da Única, Marcos Jank, "Este é o momento em que Brasil e Estados Unidos, que juntos respondem por mais de 80% do etanol produzido no mundo, devem mostrar liderança e trabalhar juntos para criar um verdadeiro mercado global para o etanol, livre de barreiras tarifárias, a exemplo do que já acontece com o petróleo. Os dois países devem dar o exemplo e incentivar o resto do mundo para que produza e utilize mais etanol,".

 

Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Agricultores paraibanos apostam em minimelancias para conquistar o mercado Como agir na fruticultura, em caso de chuvas de granizo As vantagens de se cultivar o milho hidropônico

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Destaques

Etanol

Floresta e Meio Ambiente

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.