Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

O agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil; sozinho é responsável por mais da metade do PIB brasileiro. Na outra metade do PIB estão as indústrias e outros serviços, mas, mesmo assim, não se levam em consideração as atividades industriais e serviços ligados à agropecuária.

O setor agropecuário conta com várias atividades, sendo composta pelas fazendas, seus animais, plantações e empregados diretos, e também indústrias de grande porte, multinacionais instaladas no país, milhares de pequenas empresas de serviços e pequenas indústrias que produzem de tudo, voltadas paro o setor rural. Isso tudo faz parte do que chamamos de agrobusiness ou agribusiness, que é a totalidade das empresas e negócios que giram em torno da área rural, um grande negócio que gera mais da metade de toda a riqueza do Brasil.

O Agribusiness, termo "emprestado" da língua inglesa, representa um incontável número de negócios, como o das indústrias que produzem maquinário agrícola, montadoras de automóveis, que fabricam utilitários para o campo, todas as montadoras que possuem uma linha de montagem de pick-ups ou jipes contribuem para o crescimento do setor rural, empresas que prestam serviços de consultoria agropecuária, softwares, publicações, programas de TV, Internet, comércio especializado, laboratórios farmacêuticos, e muito mais.

Um dos pontos mais importantes no setor rural ou do agribusiness é o seu enorme potencial aqui no Brasil, um país com vocação histórica e dimensões que favorecem o desenvolvimento deste setor, um setor que está cada vez mais voltado para o mercado externo, que a cada ano necessita de maior quantidade de alimentos e produtos e que, na maior parte dos países, não dispõe da área necessária para o seu desenvolvimento. Com isso, o mercado externo torna-se um atrativo cada vez maior para o produtor rural brasileiro, que encontra lucros muito grandes e demanda crescente.

  Fonte: Rural News Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: GPS na Agricultura Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Inclusão do óleo de linhaça como fonte de energia em rações de frangos de corte  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Artigos

Destaques

Economia Rural

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.