Conheça a raça bovina Marchigiana

A raça Marchigiana é uma raça especializada em carne. Sua principal característica é a grande facilidade em ganhar peso. As fêmeas chegam a pesar 700 kg, enquanto os machos podem atingir até 1200 kg.

Outra característica, não menos importante, é a precocidade sexual, podendo as fêmeas reproduzir a partir dos 16 meses. Os machos atingem sua puberdade aos 18 meses de idade. Quarenta e dois quilos é o peso médio de cada bezerro nascido. O rendimento de carcaça dos Marchigiana chega a ser superior a 60%.

A raça Marchigiana também vem sendo muito utilizada no cruzamento industrial com os zebuínos, principalmente o Nelore. Os animais ½ sangue nascem, em média, com 35 Kg. O peso à desmama, em regime de pastagem, é em torno de 240 Kg e o peso de abate é de 18 @ aos 24 meses.

A Marchigiana é uma raça que apresenta, ainda, grande capacidade de se adaptar ao clima tropical do nosso país, mostrando resistência e condições de dissipar o calor adquirido  do sol, de acordo com recentes estudos realizados pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP.

A raça passou por uma evolução, nos últimos cinco anos, na busca de animais mais precoces. Houve uma sensível diminuição na altura dos animais com incremento na profundidade torácica, comprimento e musculosidade.

 

Fonte: Rural Pecuária

Adaptação: Revista Veterinária/Agropecuária

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Inseminação artificial em bovinos oferece muitas vantagens mais ainda é pouco utilizada Conheça as vantagens do caroço de algodão na alimentação de bovinos Redução dos preços dos fertilizantes e alimentos concentrados geram queda no custo de produção da pecuária  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.