Dicas importantes para quem vai transportar agrotóxicos

Para o transporte de agrotóxicos, devem-se tomar certos cuidados, que são regulamentados por legislação específica, e têm fiscalização pelas policias Estaduais e Federais. O importante é que, em todo momento do transporte, deve-se levar em conta a segurança das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

As exigências legais, em todos os casos de produtos específicos, considerados perigosos, são: Usar uma sinalização geral, indicativa de "transporte de produtos perigosos", através de painel de segurança e uma sinalização indicativa da "classe de risco do produto transportado", através do rótulo de risco. Quando o produto for utilizado para o trabalho devem-se tomar algumas medidas preventivas como não transportar agrotóxicos dentro das cabines de veículos automotores ou dentro de carrocerias quando transportar pessoas, animais, alimentos, rações, etc.

Outras dicas podem ajudar na hora do transporte desses produtos: não transportar embalagens que contenham resíduos ou que estejam vazando; acondicionar os agrotóxicos de forma a não ultrapassarem o limite máximo da altura da carroceria; ao transportar qualquer quantidade de agrotóxicos, levar sempre consigo as instruções para casos de acidentes, contidas na ficha de emergência do produto; em caso de acidentes, devem ser tomadas medidas para evitar que possíveis vazamentos alcancem mananciais de águas ou que possam atingir culturas, pessoas, animais, depósitos ou instalações etc.

É importante também nunca esquecer a Nota Fiscal dos produtos transportados.

  Fonte: ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres e Pionner Sementes Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

IMA lança novo Sistema de Controle e Comércio de Agrotóxicos em MG

Redução dos preços dos fertilizantes e alimentos concentrados geram queda no custo de produção da pecuária Fotos ameaçadoras em rótulos de agrotóxicos  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.