Trabalhos científicos dos brasileiros sobre bovinos, viram notícia no mundo

Os trabalhos científicos dos brasileiros viram notícia no mundo, devido à pesquisa genômica bovina brasileira. Ao sequenciar o genoma do touro da raça nelore, brasileiros e canadenses juntos, no projeto, viraram destaque no mundo cientifico.

O sequenciamento foi realizado pela Genoa Biotecnologia e pela Universidade de Alberta (Canadá) no touro Nelore 7308 PO Perdizes. Foi publicado, no início do mês, no The Journal of  Heredity, revista da Associação Genética Americana -  a mais influente publicação do gênero, no mundo. A versão eletrônica avançada, on-line desde o dia 8 e disponível no site da AGA [http://www.theaga.org/], destaca a equipe de cientistas brasileiros e canadenses pelo mapeamento completo do genoma de um touro da raça Nelore.

"Os consumidores irão se beneficiar de produtos mais baratos e saudáveis nas prateleiras dos supermercados", disse Stephen Moore, ex-diretor do Programa de Genoma Bovino da Universidade de Alberta e atual diretor do programa genoma bovino na Universidade de Queensland, na Austrália, e um dos investigadores no projeto do genoma da raça Nelore.

O genoma completo do touro Nelore 7308 PO Perdizes estará disponível ao público no Gen Bank, um banco de dados mantido pelo National Institutes of Health EUA (NIH). Sendo um avanço para a pesquisa genética brasileira.

Fonte: Grupo Cultivar Adaptação: Revista Agropecuária

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos