Como funciona a integração do plantio de eucalipto e a criação de ovinos

Até a metade deste ano, devem ser divulgados os primeiros resultados de uma pesquisa realizada em Itapetininga, interior de São Paulo, iniciada em abril de 2010, quando o plantio das árvores, visando à integração do plantio de eucalipto e a criação de ovinos.

Existem 52 matrizes de ovinos de corte, das raças santa inês, texel, e ille de france, na mesma área dos eucaliptos, desde dezembro de 2011, em Itapetininga, em caráter de pesquisa, experimental.

O trabalho é realizado por três entidades do governo de São Paulo, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

O principal objetivo é o uso mais eficiente da área. As ovelhas podem ser colocadas junto com os eucaliptos logo após o desmame, mas somente quando as plantas atingirem, pelo menos, 1,5 metro. Isso porque os animais podem danificar as plantas, caso elas sejam menores.

Nesse processo de integração, o eucalipto ajuda a nutrir o pasto e distribui melhor a sombra ao longo da área. Evita-se a aglomeração dos animais, deixando-os mais confortáveis, além de se alimentarem melhor. Seus dejetos servem como adubo natural. Segundo a coordenadora do projeto, Cristina Maria Pacheco Barbosa, o segredo é o produtor conhecer tanto de florestas plantadas quanto de pastagem.

O trabalho com ovinos e eucaliptos tem término previsto para dezembro de 2014. Os primeiros resultados devem começar a ser divulgados em publicações especializadas, até a metade deste ano, mas a intenção é experimentar o uso desta técnica, fora de um ambiente de pesquisa, totalmente controlado. Já estão sendo feitos contatos com produtores da região de Itapetininga. A expectativa dos pesquisadores é iniciar a aplicação do sistema em uma propriedade comercial, até o final desse ano.

Falta calcular o valor do investimento e a expectativa de rentabilidade. O que os especialistas consideram, até esse momento, é que o sistema pode ser uma alternativa interessante para pequenos produtores.

 

 

Fonte: CANAL RURAL

Adaptação: Revista Agropecuária

   

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Ovinos de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Tosagem X Saúde das ovelhas Produtor, fique atento a alimentação dos pequenos ruminantes Leite de ovelha ganha espaço no mercado

 

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Artigos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.