Como se tornar um produtor empreendedor

Para o produtor ter sucesso em todos empreendimentos que fará em sua propriedade, ele deverá primeiramente ter seriedade e usar de todas as técnicas que tenha à disposição. E essa disponibilidade de recursos pode impulsionar ou limitar o empreendimento, como a disponibilidade dos recursos para investimentos, recursos para capital de giro, infraestrutura adequada para o empreendimento, conhecimento técnico, uma propriedade rural adequada ao projeto agropecuário e que tenha preparo administrativo e comercial para levar o empreendimento adiante.

Mas nem todos os produtores têm disponíveis todos estes fatores. A grande chave é terem a capacidade de saber aproveitar todos os recursos que estiverem disponíveis para desenvolver sua atividade, da melhor maneira possível. Todos esses fatores devem ser analisados de uma maneira. Quanto à disponibilidade de recursos para investimentos, primeiramente o produtor tem que saber o quanto de capital é necessário para levar o empreendimento, por exemplo, quanto custa para preparar a terra e para semear toda a lavoura, além dos custos de infraestrutura inicial, e saber também quanto ele tem para investir, e se o capital é próprio ou será buscado algum empréstimo ou financiamento.

Depois de iniciar o empreendimento devem-se levar em conta os recursos de capital de giro. Recursos tais que o produtor rural precisa para manter a lavoura ou criação, até que esta possa dar retorno, além dos recursos necessários para a sua própria sobrevivência, durante esse período.

O produtor deve-se perguntar: Quanto tempo o meu empreendimento leva para gerar receita? Qual é o custo mensal de manutenção do negócio (funcionários, insumos, manutenção, etc.) Qual é o meu custo, para que eu possa manter minha família, num determinado padrão de vida? Só assim saberá manejar corretamente os gastos que o empreendimento irá lhe proporcionar, com o tempo.

Outro fator importante é a infraestrutura adequada para o empreendimento. É necessário saber o quanto de máquinas e implementos precisa comprar ou alugar, quanto de mão de obra necessitará, quais são as obras a serem feitas e que tipo de infraestrutura administrativa e comercial será utilizada.

Também deverá ser levado em conta o conhecimento técnico do produtor empreendedor. O conhecimento técnico compreende a prática em lidar com uma determinada atividade e os conhecimentos científicos envolvidos nesta atividade. Levando em conta que o produtor já deve ter prática nesse tipo de atividade, ou se vai contratar gerentes ou terceiros para levá-la para a frente. E por último, analisar a propriedade rural adequada para o projeto. Observando a topografia, tipo de solo, clima e localização da propriedade se são adequadas ao tipo de projeto desejado. E que projetos darão mais certo nesse tipo de propriedade.

Levando em conta todos estes fatores, o produtor poderá dar início ao seu empreendimento. Levando sempre em conta, quais das necessidades que ele próprio poderá suprir e em quais ele necessitará de auxílio de terceiros. De qualquer forma, o produtor empreendedor deverá agir com bom senso, nunca dando "passos maiores que as próprias pernas" e nunca superestimar a sua capacidade.

 

 

Fonte: Rural News

Adaptação: Revista Agropecuária

   

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Criado primeiro "alimento - vacina" da América do sul Azeite de oliva ajuda a prevenir infartos cerebrais Romã será objeto de pesquisa para produção de ingredientes antioxidantes    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.