Estados Unidos diminuem taxa protecionista para o suco Brasileiro

O governo dos Estados Unidos anunciou, na última quarta-feira (14/3), a eliminação da taxa antidumping de sucos de laranja do Brasil. A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos considerou que a revogação da medida "não implicará prejuízos materiais num futuro próximo". A decisão foi bem recebida no país, mas gerou críticas entre os produtores americanos, que dizem que os brasileiros estão colocando produtos muito baratos no mercado norte-americano. A taxa de US$ 50 por tonelada, era mantida desde 2006 e tinha caráter protecionista.

Isto resultou muita briga entre os dois países. No ano passado, os Estados Unidos desistiram de recorrer de uma decisão de um contencioso com o Brasil sobre o suco de laranja na Organização Mundial do Comércio (OMC). O país havia denunciado que o método utilizado pelos americanos para calcular o dumping de seu suco de laranja era ilegal. O Brasil desponta, atualmente, como o maior produtor de suco de laranja do mundo e detém 33% do mercado global. É também o principal exportador do produto, com 85% das exportações mundiais.

 

 

 

Fonte: Grupo cultivar

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

       

Conheça o Curso de Irrigação: sistemas, manejo e gestão em condições de campo

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Governo do Mato Grosso do Sul libera 30 bolsas de pesquisa no setor rural Saiba mais sobre criação de rã Pecuaristas investem em melhoramento genético na busca pela melhor raça          

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Agroindústria

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.