Entenda porque animais em crescimento ganham mais peso do que animais em terminação

É na fase inicial da vida que o animal consegue ganhar mais peso, isso por causa do tipo de tecido que é depositado.

Até atingir a maturidade, definida geneticamente, o animal é mais eficiente em depositar tecido muscular, tendo grande exigência proteica. Após esta fase, a deposição do tecido muscular é reduzida e a deposição do tecido adiposo aumenta.

A dieta fornecida ao animal tem que se adequar à essas condições, sendo necessário suprir a demanda do animal para que possamos atender nosso objetivo.

Energeticamente a gordura é mais eficiente. Por que o animal que deposita carne tem melhor conversão se a deposição de gordura e mais eficiente? A gordura e depositada na forma de triglicerídeo, que é uma molécula neutra, assim, para depositar 1g de gordura acumula-se 20 % de água, então, para cada 1 grama depositado, deposito junto 1,2g de água. Para 1g proteína ganho 3,5 de água, então para cada 1g de proteína, ganho 4,5g de peso. Isso ocorre porque a proteína possui carga, o que não acontece com a gordura.

Os animais mais jovens também necessitam de menos energia para mantença, ou seja, ele precisa de menos energia para manter seu metabolismo basal (respiração, batimentos cardíacos, dentre outros).

Por: Felipe Rodrigues - Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

      Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Em Goiás a oferta de bezerros traz bons lucros para os pecuaristas Aumente sua produção leiteira usando instalações adequadas Entenda a importância da suplementação múltipla no período seco

Artigos

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.