Pastos degradados preocupam produtores bovinos

De acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) e da Estação Meteorológica da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, apresentados a Câmara Setorial de Bovino e Bubalinos no dia 19 de março de 2012, temperaturas mais amenas, baixos índices pluviométricos com chuvas espaçadas e maior frequência de nevoeiros, deixam produtores principalmente da região Centro-Oeste, mas também de áreas do Sul e do Sudeste, preocupados com a qualidade dos pastos no Outono.

Segundo especialistas, o grande diferencial desta estação e também do Inverno do ano passado é a situação de degradação que já se encontra alguns pontos de pastagens, em especial nos estados do Centro-Oeste.

Outra preocupação são as queimadas, mais frequentes nessa época do ano por encontrar condições favoráveis como baixa umidade do ar, poucas chuvas e pastos castigados pelas intempéries do clima.

Já a previsão para a região Norte neste trimestre de março a maio, aponta para uma maior possibilidade das chuvas ocorrerem na categoria acima da normal climatológica nos setores central e norte da região. Há um consenso que indica para o norte da região Nordeste maior probabilidade de chuvas ocorrerem entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica.

No geral, as temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade para março, abril e maio em todo o País, ressaltando-se as incursões de massas de ar frio esperadas para o final deste trimestre, o que preocupa também os produtores bovinos.

 

Fonte: Cptec-Inpe Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Entenda porque animais em crescimento ganham mais peso do que animais em terminação Capim elefante mais produtivo para alimentação bovina Entenda a importância da suplementação múltipla no período seco    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos

Notícias

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.